segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O dia em que conheci Zaffaroni - parte II (recomendo que a leitura seja iniciada da parte I)

Siro M. A. De Martini é advogado e professor de Filosofia do Direito da Universidade Católica de Buenos Aires (UCA). Ex-professor de Filosofia do Direito e de Direito Penal da Universidade de Buenos Aires (UBA). Foi também juiz federal na cidade de Buenos Aires. Foi ele quem me apresentou Zaffaroni.

É claro que eu já sabia quem era Zaffaroni. Qualquer um que queira prestar concurso para o Ministério Público - inclusive e especialmente o Ministério Público de Minas Gerais - tem que se submeter a isso. Mas conhecer Zaffaroni apresentado por um operador do direito e acadêmico igualmente argentino é, convenhamos, muito mais honesto.

Guardadas as devidas diferenças - e influências -, é como um operador do direito e acadêmico brasileiro apresentar Gilmar Mendes para um gringo. Não se trata apenas de um grande constitucionalista - como um gringo provavelmente o reconheceria. É o grande constitucionalista que - e isso somente um brasileiro poderia complementar - soltou o banqueiro Daniel Dantas liminarmente (!), 2 (duas) vezes (!!), em tempo recorde, no silêncio da meia-noite, e que, no fim do ano passado, reclamou publicamente da decisão do ministro Marco Aurélio que, no apagar das luzes do ano passado, concedeu uma liminar esvaziando as competências da corregedoria nacional de Justiça (!!!).

Deu pra entender o que é ter Zaffaroni apresentado por um argentino?

Nenhum comentário: